segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Que alimentos podemos comer antes de dormir?

A refeição antes de dormir, chamada de ceia, deve ser composta por alimentos leves, com baixos teores de gorduras e poucas calorias.

É importante evitar ingerir frituras, ou grandes porções de alimentos ricos em carboidratos. É à noite que o organismo repousa e a tendência é reter mais a energia dos alimentos.

Essa refeição pode ser rica em fibras (frutas, alimentos integrais, verduras), pois, elas proporcionam saciedade e sustentam a glicose no sangue durante a noite.

A porção que deve ser consumida é individualizada e depende do hábito alimentar, do peso e das necessidades energéticas de cada paciente.

Seguem alguns exemplos:
- uma porção pequena de fruta;
- uma xícara pequena de leite desnatado com um pouco de café;
- uma porção pequena de fruta picada com iogurte desnatado;
- uma xícara pequena de leite desnatado com um pouco de café e biscoito integral;
- uma xícara pequena de chá e biscoito integral;
- uma barra de cereal, prefira aquelas sem cobertura de chocolate.

Então, ficam ai algumas dicas sobre a refeição a ser realizada à noite, antes de dormir.

Berenice Alles de Camargo Heldt e Bibiana de Camargo Heldt

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COLESTEROL

O que é o colesterol?
- É uma gordura que é produzida pelo fígado (70%) e o restante provém da alimentação (30%).
Qual é a importância do colesterol?
- Garante a produção de vários hormônios do nosso corpo.

- É responsável pela síntese de vitamina D.

- Também é responsável pelo funcionamento das membranas celulares.


Como se forma o colesterol?
- Na maioria das vezes, o excesso do colesterol se dá por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas e trans e pela falta de atividades físicas.

- Para que o colesterol circule pelo sangue, ele ¨pega carona¨ com as lipoproteínas (que são pacotes de proteína que carregam gordura e colesterol pelo corpo).

HDL (bom colesterol): é uma lipoproteína de alta densidade, que é responsável por retirar o colesterol dos tecidos e conduzi-lo ao fígado para ser utilizado/ eliminado.

- LDL (mau colesterol): é uma lipoproteína de baixa densidade, que em excesso ou na falta do HDL, se deposita nas paredes das artérias, podendo provocar problemas cardiovasculares.

- Podemos concluir que o excesso de LDL pode surgir quando ocorrer um desequilíbrio entre esses meios de transporte, onde o LDL prevalecerá na corrente sanguínea sinalizando uma alimentação inadequada. 


Dicas nutricionais para o controle do colesterol:
- Feijão branco, preto e roxo, lentilha e grão de bico: contém fibras solúveis, as quais ajudam a levar a gordura embora.

- Soja: já existe comprovação científica que ela ajuda na redução do colesterol.

- Tomate, goiaba e melancia: são alimentos ricos em licopeno, que é um pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, é um antioxidante que combate as placas de gordura.

- Abacate: é uma fruta rica em gordura monoinsaturada, que baixa o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Usar o alimento com moderação, pois tem bastante caloria.

- Chocolate: se usado com moderação até pode reduzir o LDL pela presença de flavonóides. Prefira chocolates amargos, com no mínimo, 70% de cacau.

- Aveia: prefira o farelo de aveia ou fibra de aveia, pois, por conter fibras solúveis remove o colesterol do sangue.

- Alho: possui antioxidantes (vitamina E, selênio e compostos alílicos) capazes de reduzir o LDL.

- Cebola: contém compostos sulfúricos que ajudam a diminuir os riscos do endurecimento das artérias, capaz de provocar infarto.

- Peixes, tais como: salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum: são ricos em ácido graxos ômega 3, capaz de reduzir o colesterol. Consuma com moderação, pois, contêm alto teor energético.

- Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL. 

- Amêndoas, nozes, castanha, avelãs: são ricas em selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, importantes para reduzir o LDL e aumentarem o HDL.

- Maçã, laranja e cenoura: ricas em fibras solúveis (pectina) e diminuem o colesterol.

- Linhaça: fonte vegetal de ômega 3, capaz de auxiliar na redução do LDL e no aumento do HDL.

- Uvas: são ricas em flavonóides (resveratrol), que auxilia no controle do colesterol alto.

- Café: é capaz de reduzir o colesterol somente quando for filtrado.

 Portanto, vale lembrar que, para reduzir o colesterol e mantê-lo em níveis desejáveis, é preciso que você exclua determinados alimentos da sua alimentação, mude hábitos alimentares, incluindo novos alimentos, inicie a prática de exercícios físicos regularmente.