terça-feira, 24 de abril de 2012

Queremos a sua opinião !!!

Olá Pessoal, boa tarde!!!

O Consultório de Nutrição - Nutriente Ativo composto pelas Nutricionistas Berenice e Bibiana, desejam saber se o blog está atingindo suas expectativas, se vocês estão gostando e aprendendo com nossas postagens.

Gostaríamos que deixassem por escrito suas opiniões, sugestões, idéias de assunto, preferências, enfim. Sintam-se à vontade para escrever.

Esperamos que continuem sempre lendo nossas postagens semanais.

Estamos à disposição.

Obrigada a todos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

POR QUE O BOM HUMOR É FUNDAMENTAL PARA O EMAGRECIMENTO?

Olá, boa tarde a todos!!!

Você sabe por que o bom humor é fundamental para o processo de emagrecimento?
Veja a resposta a seguir...
 
Quando se fala em dieta, logo surge a idéia de privação. Pois, como todos sabem, para reduzir de peso ou controlá-lo é preciso abrir mão de muitos alimentos que gostamos muito. E, como muitos não sabem exatamente qual o valor nutritivo de determinados alimentos, nem a quantidade adequada a ser ingerida, todos ficam confusos, e desanimam para iniciar uma nova dieta. Sendo assim, a sensação que surge no organismo é de mau humor.

Mas, não deve ser assim...

Tudo o que comemos pode afetar nosso humor e nossas emoções. Alguns alimentos despertam a sensação de euforia, e outros não.

O cérebro sempre recebe impulsos nervosos por meio de neurônios que transmitem dor, ansiedade, tristeza, ou seja, uma grande variedade de sensações. E quem regula o trabalho dos neurônios são os neurotransmissores, sendo que a serotonina é a mais importante quando se fala de bom humor. 

A serotonina é responsável por desencadear sensações como o otimismo, o prazer e o bem estar. E, a serotonina pode ser produzida por intermédio da alimentação.

Os carboidratos complexos, aqueles que possuem fibras em sua composição (pães integrais, frutas, verduras, entre outros), ajudam a liberar açúcar lentamente na corrente sanguínea, promovendo a sensação de bem estar duradouro. Por outro lado, existe o chocolate, que é considerado uma verdadeira bomba de gordura, açúcar e triptofano, que é precursor da serotonina. Está explicada a sensação de bem estar ao comer um pedaço grande de chocolate. Pena que tem o outro lado, o chocolate, possui muita gordura, e consequentemente, aumenta o peso corporal.

Os alimentos servem para deixar as pessoas felizes de um lado, e de outro podem provocar mudanças corporais indesejáveis quando se ingere de maneira errada determinado alimento. Então, vale lembrar que o segredo de uma dieta não está apenas nos alimentos, mas sim, na maneira como são escolhidos, preparados e consumidos.

Num processo de emagrecimento, é melhor evitar a palavra ¨proibição¨. E, é sempre bom preferir dizer ¨eliminar, controlar o peso¨ a ¨perder peso¨, pois, sabe-se que tudo o que se perde, um dia é achado, e perder gera tristeza, em qualquer circunstância.

Portanto, nenhum alimento deve ser proibido, desde que seja ingerido em quantidades pequenas e adequadas. Por isso que é melhor ir devagar e conseguir resultados duradouros do que mudar os hábitos alimentares radicalmente, e emagrecer do dia para a noite e voltar a engordar mais rápido ainda. Não funciona, e não proporciona bom humor.

Portanto, fique atento.
Qualquer dúvida, entre em contato com a sua Nutricionista.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O que é um nutriente?

São substâncias que fornecem compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Fazem parte os carboidratos, as proteínas e as gorduras, que são os macronutrientes

Vitaminas e sais minerais compõem o grupo dos micronutrientes. Conforme o nutriente predominante em sua composição, os alimentos são divididos em construtores, reguladores e energéticos. 

Construtores: Como o próprio nome já diz, são os responsáveis pela formação dos tecidos do corpo. Os representantes desse grupo são as proteínas, encontradas na carne vermelha, nos ovos, nos peixes, nas aves, no leite e nos seus derivados.

Reguladores: Eles têm a função de regular as reações químicas do organismo. Assim sendo, permitem que as nossas defesas atuem com eficiência, turbinem a memória e combatem os radicais livres. Fazem parte desse grupo as vitaminas e minerais.

Energéticos: São os alimentos que fornecem o combustível/ energia para realizarmos as atividades diárias. Compõem o grupo as fontes de gorduras, como óleos, e de carboidratos. Estes se dividem em dois subgrupos: os simples, tais como, pães brancos, bolos, biscoitos, arroz branco, e complexos, tais como, cereais integrais e todos os produtos deles produzidos.