Olá, boa tarde a todos!!!
Você sabe por que o bom humor é fundamental para o processo de emagrecimento?
Veja a resposta a seguir...
Quando se fala em dieta, logo surge a idéia de privação. Pois, como todos sabem, para reduzir de peso ou controlá-lo é preciso abrir mão de muitos alimentos que gostamos muito. E, como muitos não sabem exatamente qual o valor nutritivo de determinados alimentos, nem a quantidade adequada a ser ingerida, todos ficam confusos, e desanimam para iniciar uma nova dieta. Sendo assim, a sensação que surge no organismo é de mau humor.
Mas, não deve ser assim...
Tudo o que comemos pode afetar nosso humor e nossas emoções. Alguns alimentos despertam a sensação de euforia, e outros não.
O cérebro sempre recebe impulsos nervosos por meio de neurônios que transmitem dor, ansiedade, tristeza, ou seja, uma grande variedade de sensações. E quem regula o trabalho dos neurônios são os neurotransmissores, sendo que a serotonina é a mais importante quando se fala de bom humor.
A serotonina é responsável por desencadear sensações como o otimismo, o prazer e o bem estar. E, a serotonina pode ser produzida por intermédio da alimentação.
Os carboidratos complexos, aqueles que possuem fibras em sua composição (pães integrais, frutas, verduras, entre outros), ajudam a liberar açúcar lentamente na corrente sanguínea, promovendo a sensação de bem estar duradouro. Por outro lado, existe o chocolate, que é considerado uma verdadeira bomba de gordura, açúcar e triptofano, que é precursor da serotonina. Está explicada a sensação de bem estar ao comer um pedaço grande de chocolate. Pena que tem o outro lado, o chocolate, possui muita gordura, e consequentemente, aumenta o peso corporal.
Os alimentos servem para deixar as pessoas felizes de um lado, e de outro podem provocar mudanças corporais indesejáveis quando se ingere de maneira errada determinado alimento. Então, vale lembrar que o segredo de uma dieta não está apenas nos alimentos, mas sim, na maneira como são escolhidos, preparados e consumidos.
Num processo de emagrecimento, é melhor evitar a palavra ¨proibição¨. E, é sempre bom preferir dizer ¨eliminar, controlar o peso¨ a ¨perder peso¨, pois, sabe-se que tudo o que se perde, um dia é achado, e perder gera tristeza, em qualquer circunstância.
Portanto, nenhum alimento deve ser proibido, desde que seja ingerido em quantidades pequenas e adequadas. Por isso que é melhor ir devagar e conseguir resultados duradouros do que mudar os hábitos alimentares radicalmente, e emagrecer do dia para a noite e voltar a engordar mais rápido ainda. Não funciona, e não proporciona bom humor.
Portanto, fique atento.
Qualquer dúvida, entre em contato com a sua Nutricionista.
Muito legal Bibi! Adorei! Beijos
ResponderExcluir