segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VINAGRE DE MAÇÃ

Bom dia pessoal!!!
Esta semana passaremos algumas informações para vocês sobre o vinagre de maçã!

Faça com proveito...


O QUE É VINAGRE?

O vinagre é o líquido resultante da fermentação acética do vinho, de outras bebidas moderadamente alcoólicas e de alguns cereais e frutas, como a maçã. No transcorrer da fermentação, o álcool se combina com o oxigênio do ar e se transforma em ácido acético e água.


O característico gosto acre é proveniente do ácido acético, resultado da fermentação - processo no qual os alcoois se transformam em ácidos - levada a efeito através de um microorganismo denominado Acetobacter aceti. Esta bactéria está normalmente presente no ar, razão pela qual o surgimento do vinagre, tenha provavelmente ocorrido por acaso.

Além do ácido acético, o vinagre possui os elementos nutritivos essenciais dos alimentos utilizados em sua fabricação. Por exemplo, o vinagre de maçã possui pectina, betacaroteno e potássio. Além disso, contém diversas enzimas, carboidratos e aminoácidos, os quais se formam pela transformação de proteínas.

O vinagre de maçã adquire a coloração amarelo - dourada por conta dos taninos que se soltam das membranas rompidas das células de maçãs frescas e maduras. Quando estes conservantes naturais e incolores entram em contato com o ar, eles se tornam uma coloração dourada que é a mesma que o vinho de maçã. ¨Bronzeamento ezimático¨ é o nome que os bioquímicos dão a esse fenômeno.

Saiba como escolher o vinagre de maçã:
A escolha do vinagre é fundamental. Preste muita atenção: o processo de destilação, refino e pasteurização - exigências impostas pelos próprios consumidores - acabam retirando do vinagre, ou neutralizando, muitos de seus componentes. O vinagre de maçã natural, feito com maçãs orgânicas, sem quaisquer aditivos e isento de álcool é aquele que almejamos.

Curiosidade...
A fabricação do vinagre de maçã ficou quase inalterada ao longo dos milênios. Faz-se primeiramente, o suco de maçã de uma safra especialmente selecionada. As maçãs, frescas e inteiras, são lavadas, cortadas e espremidas.


Após obtido o suco de maçã, ele é colocado em um recipiente hermético para envelhecer. Os açúcares naturais fermentam e produzem o álcool. Assim é obtida a sidra (não confundir com a fruta cítrica ¨sidra¨), que é deixada fermentar uma segunda vez, mas desta vez ao ar livre. O álcool se transforma em ácido por ação da bactéria Acetobacter aceti.


Vinagre pode ser feito a partir de qualquer líquido açucarado, desde que contenha açúcar suficiente. O suco de maçã é um dos líquidos mais antigos utilizados para fazer vinagre. Entretanto, há milhares de anos atrás, a uva e a tâmara também eram empregadas para a produção de vinagre.



Espero que vocês tenham aproveitado a publicação e aprendido alguma coisa hoje para começar bem a semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário