segunda-feira, 9 de julho de 2012

Linhaça

Nome Botânico: Linum usitatissimum L.

Família: Lináceas

Outras denominações: 
- linho da terra;
- linho do inverno;
- linho galego;
- linho mourisco.

Habitat: Originário do oriente próximo, mas cultivada em países de clima temperado da Europa e da América.

Descrição da Planta: 
- planta herbácea de 40-80 centímetros de altura;
- seu caule é ereto e as folhas são alongadas e estreitas;
- as flores são de cor azul claro com cinco pétalas;
- o fruto é uma cápsula globulosa - a cachopa - contendo de 7-12 sementes;
- cada planta pode ter dezenas de cachopas. 

Descrição da Semente: 
- a semente é plana e ovalada, com borda pontiaguda;
- mede cerca de 2,5 x 5,0 x 1,5 milímetros;
- tem textura lisa e brilhante, e um sabor agradável que lembra o de nozes;
- sua cor pode variar do marro avermelhado ao amarelo brilhante (dourado), em função do teor de pigmento de cada variedade ou das técnicas de cultivo utilizadas.

 Produção Mundial:
- os quatro maiores produtores mundiais são: Canadá, Estados Unidos da América, Índia e China, seguidos por Ucrânia, Rússia, Bélgica, França e Alemanha;
- na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Brasil.

O linho é uma planta nobre e de inestimável valor, pois é utilizada em sua quase totalidade: 
  • do caule, retiram-se as fibras para produzir o linho, tecido usado desde os primórdios da civilização para confeccionar roupas e artefatos;
  • das sementes, extrai-se o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas, vernizes e resinas, ou, se as sementes forem prensadas a frio e em condições especiais, o óleo obtido é utilizado para consumo humano. Após a remoção do óleo das sementes por compressão a frio, o farelo restante poderá ser tratado e embalado para consumo humano.
A semente de linhaça e seus derivados (óleo e farelo) podem ser utilizados como complemento alimentar, adicionado em vitaminas, massas, pães, bolos, farofas, composições com cereais, etc. Por suas qualidades nutracêuticas, as receitas que levam a linhaça são muito nutritivas, com a vantagem de tratar a saúde e prevenir doenças. 

O óleo de linhaça prensado a frio, ou bruto, é amarelo dourado, marrom ou âmbar, e apresenta-se mais viscoso que a maioria dos demais óleos vegetais. Tal viscosidade explica-se pelo seu elevado teor de ácidos graxos insaturados (principalmente os ômega-3) que oxidam (reagem com o oxigênio do ar) com facilidade, motivo pelo qual a semente deve ser armazenada no refrigerador e se for moída deve ser consumida imediatamente. O óleo de linhaça deve ser embalado sob condições especiais, com validade máxima de seis meses.

Linhaça marrom ou linhaça dourada?
- As variedades de linhaça marrom e linhaça dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com discreta vantagem para a variedade marrom quanto ao teor de ômega-3 e discreta vantagem para a variedade dourada quanto ao teor de proteínas.

- As diferenças entre ambas são mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo.

- A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo.

- Para o consumidor, a decisão de escolha entre as variedades deve pautar somente pelo preço e pela aparência visual, uma vez que suas propriedades são equivalentes.


Aguarde novas informações sobre a linhaça para or próximos dias...
Boa leitura !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário