segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FRUTAS CÍTRICAS


São elas: abacaxi, caju, bergamota (mexerica, tangerina), laranja, limão, romã, nêspera, ameixa, cidra, lima, pomelo, acerola, jabuticaba, kiwi, grapefruit.

Às frutas cítricas é atribuída uma série de benefícios terapêuticos.

Essas frutas são ricas em vitamina C, em folato e em muitos outros antioxidantes, daí, comprovadamente, elas ajudam o corpo a se manter protegido de várias doenças.

A ingestão regular de frutas cítricas ajuda a boa saúde e promove o bem estar.

Elas são consideradas o melhor alimento para cuidados com a pele. Elas contêm propriedades como os fitonutrientes que funcionam como antioxidantes, combatendo os radicais livres que alteram a estrutura química das células, causando danos na pele e levando aos sinais de envelhecimento.

A vitamina C, pressente nelas, aumenta a imunidade do corpo. Incluídas diariamente na alimentação, podem ajudar o organismo no combate de gripes e resfriados.

Frutas cítricas beneficiam o desenvolvimento dos ossos, ajudam a absorver tanto o cálcio quanto a vitamina D dos alimentos, sendo ambos essenciais para formar e manter os ossos saudáveis.

As frutas cítricas auxiliam no processo de digestão. Tomar suco de limão puro (sem adição de açúcar) ou com água, é uma maneira de melhorar a digestão dos alimentos, além de “limpar” as vias digestivas, também pode ajudar no processo de emagrecimento.

Nos casos das frutas cítricas estão alguns compostos como as flavonas e d-limoneno, capazes de controlar os níveis de colesterol sanguíneo, a glicemia e de ativar a desintoxicação do fígado.

Frutas cítricas potencializam o bom humor, pois o folato presente ajuda na formação de serotonina – substância química presente no cérebro – vinculada ao bem estar.

Estudos demonstram que apenas o aroma das frutas cítricas pode elevar o bom humor e aumentar os níveis de energia dos indivíduos.

Radicais livres no organismo também se revelam prejudiciais para a retina, provocando doenças degenerativas no olho.

Antioxidantes presentes nas frutas cítricas vêm, então, neutralizar os danos causados por esses radicais livres, resgatando a saúde da retina.

As frutas cítricas agem também “abrindo” o apetite: a vitamina C presente nelas vai estimular a fome. Como essas frutas são capazes de despertar a fome, ajudam a reduzir a anemia caso ela esteja presente, interferindo positivamente na formação de células sanguíneas.

A ingestão frequente de frutas cítricas em forma de sucos aumenta a presença de vitamina C no organismo, o que evita dentes frágeis e sangramentos nas gengivas.



RECEITA DA HORA:
SUCO DE LIMÃO COM HORTELÃ:

Ingredientes:
½ xícara de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;
1 xícara de chá de folhas secas de alfavaca;
3 colheres de sopa de erva cidreira;
2 limões tipo tahiti;
200 ml de água filtrada.

Modo de Preparo:
Lave e corte os limões.
Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador.
Coe (se achar necessário) e beba em seguida.

                                                                      Bom Apetite!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Limão !!


LIMÃO – Citrus limonium

          O Brasil é um grande produtor desta fruta, especialmente do limão tahiti, um fruto híbrido, resultado de um enxerto, motivo pelo qual não apresenta sementes.
          Em todo o Brasil, o limão é um fruto fácil de ser encontrado durante o ano todo, nas suas diversas variedades, embora sendo mais produtivo de abril a setembro.
        Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas por nós, brasileiros, são:

Limão Tahiti-
         É um híbrido do siciliano com lima da pérsia, motivo pelo qual recebe também o nome de lima ácida.
        De formato arredondado, casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração verde, polpa esbranquiçada, muito suculenta e qualidade menos ácida.
        As sementes  são ausentes nesta variedade, porque propaga-se por enxertia, tendo como base, no Brasil, o limão cravo.
        É o mais adequado ao consumo “in natura”. É o limão de maior valor comercial no Brasil, tendo excelente potencial de exportação.
        O seu valor de mercado está relacionado à ausência de sementes e a sua capacidade de produzir o ano inteiro, apesar de ser mais produtivo de dezembro a maio.

Limão Siciliano –
         É o mais original de todos.
        Os limões galego, cravo e tahiti são variedades de laranja ou de limas produzidas por enxerto.
         É bastante produzido e consumido na Europa.
         Maior e mais alongado, terminando com duas extremidades proeminentes, é de cor amarela, casca grossa, abundante e levemente rugosa, menos suculento.
        É uma variedade bem apropriada – pelo seu elevado porcentual de casca – para a fabricação do óleo essencial de limão.

Limão Galego –
         Fruto pequeno e muito suculento, redondo, apresenta casca fina e lisa, de cor verde ou amarela clara.
         A polpa tem 5 – 6 sementes, é rica em suco e de sabor ácido, porém agradável.
Bastante comum no nordeste do Brasil

Limão Cravo –
         Parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, além da casca e polpa de um laranja-avermelhado.
         Tem sabor e aroma característicos, abundante suco ácido e, agradável por apresentar um toque adocicado.
        Também conhecido por limão bravo, é  limão mais silvestre, rústico, das variedades brasileiras, com muitas sementes.


QUAL LIMÃO CONSUMIR?
         A melhor dica é consumir o limão que está mais abundante, bonito e barato.
        Deve estar maduro e fresco, ideal que seja oragânico e, para quem pode, recém colhido do pé.


A RIQUEZA DA COMPOSIÇÃO DO LIMÃO –
Ácido Cítrico:
          É produzido normalmente pelo nosso organismo e não necessita ser obtido do exterior, através dos alimentos. Entretanto, ele é o principal agente de alcalinização do metabolismo, cumprindo papel importante na formação e manutenção óssea.
           É um antisséptico seguro e natural à fermentações no estômago e intestinos. Destrói microorganismos, criando assim, um ambiente inconveniente a eles. É antídoto natural nas intoxicações em geral.
           Todas as frutas cítricas, como a própria designação indica, são ricas neste ácido, mas o limão é uma das únicas que consegue alcançar níveis de 6 a 7%, na forma de sais de potássio e de sódio.

Vitamina C:
            É um antioxidante poderoso que exerce papel importante como protetor aos danos do envelhecimento de todas as células.
            A riqueza do limão em vitamina C confere-lhe papel importante no metabolismo dos aminoácidos e no aumento da fixação de cálcio e ferro pelos intestinos, em casos de deficiência.
            É eficaz contra o escorbuto, anemia, reconstituição de tecidos, fortalecimento do sistema imunológico e um grande auxiliar na estomatite.

D – Limoneno e Monoterpenos:
            Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas dos óleos cítricos, extraídos de suas cascas, está no alto teor de monoterpenos que estas possuem. Na casca do limão predominam: D-limoneno, Citral, Pinenos, Canfeno, Bergapteno, Terpinenos, Mirceno, Linalol, Gerarniol e Citronelol.
            Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos cítricos – assim penetram com facilidade em todas as células do corpo humano, com uma poderosa ação solvente de lipídeos (gorduras). Várias pesquisas revelaram que os monoterpenos possuem propriedades anticancerígenas.
          O óleo essencial de limão possui, dentre as frutas cítricas, uma composição mais complexa de monoterpenos, que faz com que, em alguns tipos de tratamentos, ele tenha uma ação muito melhor que os monoterpenos de outras frutas cítricas.
          Pesquisas japonesas revelaram que os monoterpenos do limão tem ação antioxidante capaz de inibir a oxidação (que produz inflamação) do LDL-colesterol.
            O D-limoneno age, ainda, impedindo o fator para a síntese do colesterol no fígado; age descongestionando o fígado, após grande ingestão de álcool e alimentos muito gordurosos.
            Sobre a ação psicológica dos óleos cítricos, estudiosos da Itália, puderam avaliar que os óleos agem baixando o teor de corticosterona, o que significa uma maior capacidade de suportar a dor e a redução dos estados de ansiedade.

Fibras:
           A entrecasca e polpa do limão são muito ricas em pectina.
           Trata-se de uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.
            É um agente depurativo (a fibra) e ajuda a dar volume e fluidez fecal, contribuindo para a rápida eliminação das fezes.
            Outros elementos da composição do limão: vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, pró vitamina A, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flavonas, açúcares (frutose, sacarose).


PROPRIEDADES –
USO INTERNO –
Adstringente – detém hemorragias em cortes e escoriações;
Alcalinizante - alcaliniza o PH do sangue;
Antibacteriano e antivirótico – detém o avanço de infecções;
Depurativo: acelera a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos órgãos excretores.

USO EXTERNO –
Adstringente – reduz a oleosidade da pele e couro cabeludo;
Bactericida, fungicida e antibiótica – é um conservante natural;
Clareador – trata a pele e manchas;
Ativa a circulação – trata celulite, varizes e a desintoxicação via pele.


FIQUE ATENTO!
Não deixe o suco de limão sobre a pele ao sair à luz do sol, o contato do ácido cítrico com os raios solares pode provocar manchas na pele.







terça-feira, 25 de setembro de 2012

Água

A água é o solvente da vida.
Ela banha as células, dissolve e transporta compostos no sangue, dissipa calor e participa de reações químicas,
A maioria dos compostos do corpo,incluindo proteínas, deve interagir com o meio aquoso.
Apesar da variação na quantidade de água ingerida diariamente e produzida no metabolismo, o corpo mantém uma quantidade quase constante de água,que corresponde a cerca de 60% a 70% do peso corporal.
Devido ao fato da gordura ter relativamente pouca água associada a ela, pessoas obesas têm uma porcentagem mais baixa de água corporal do que pessoas magras, mulheres tendem a ter uma porcentagem mais baixa do que homens, e pessoas mais velhas têm uma porcentagem  mais baixa do que pessoas mais jovens.
Alguns copos de água podem fazer milagre por nossa saúde. Além de controlar a temperatura corporal, a água mantém a pele hidratada, elimina toxinas, ajuda a absorver vitaminas e minerais, lubrifca, repõe energia, entre outras inúmeras funções.
Lembre-se de  que a água também é fornecida pelos vegetais e frutas.
Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.
Todos nós sabemos o quanto é importante a engestão adeguada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.
Uma forma de observar se a quantidade de água ingerida está sendo adequada, é pela cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais amarela e de forto odor, pior está a hidratação diária.
A hora de beber líquidos também é importante: alguns goles de água durante as refeições podem ajudar na digestão.Mas exagerar pode acabar por diluir os sucos gástricos e entéricos necessários em quantidades adequadas para os processos digestivos. Um copo de 150 a 200ml é suficiente.
Evite esperar ter sede. Ela é sinal de que o corpo está desidratado!!

Portanto, beba água!!!

Por hoje é só pessoal, boa leitura!!

NUTRICIONISTAS: BERENICE E BIBIANA

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Triglicerídeos

O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?
São ésteres de três ácidos graxos com glicerol. Ou seja, são outro tipo de gordura obtida pela dieta ou produzida pelo organismo, que, em excesso, podem provocar problemas cardiovasculares.


QUAL A FUNÇÃO DOS TRIGLICERÍDEOS?
É fornecer energia imediata ou ser depositada em forma de gordura.


O QUE ACONTECE NO ORGANISMO QUANDO CONSUMIMOS ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR OS TRIGLICERÍDEOS?
A tendência é que eles se depositem na artérias e formem placas de gordura (ateroma), obstruindo a passagem do sangue.


ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR OS ÍNDICES DE TRIGLICERÍDEOS:
- Carboidratos refinados (açúcar, massas, farinha branca, biscoitos, pães, bolos, cucas);
- Sucos de frutas e frutas secas;
- Carnes gordas, bacon;
- Leite e derivados integrais;
- Sorvetes;
- Creme de leite, maionese, manteiga e margarina;
- Doces, mel e geléia;
- Chocolate, pudim, coco.
- Bebidas alcoólicas.


DICAS NUTRICIONAIS PARA CONTROLAR OS NÍVEIS DE TRIGLICERÍDEOS:
- Aumentar o teor de fibras na dieta, principalmente as solúveis, como por exemplo: fibra de aveia, ervilha, laranja, maçã, alimentos preparados com farinha integral (pães, cucas, biscoitos, bolos), arroz integral, cenoura, feijão, beterraba, lentilha, grão de bico.

- Incluir peixes de águas frias, em torno de 3x/sem. Preferir salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, truta.

- Consumir alho como tempero da preparações.

- Ingerir frutas e verduras diariamente.

- Praticar exercícios físicos conforme a orientação profissional.

- Evite refrigerantes, sobremesas com adição de açúcar.


RECEITA DA HORA!!

Nome da receita: Salada de atum, repolho roxo, vagem e alcaparra.

Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes:
- 1 xícara de vagem, aparada e fatiada na diagonal;
- 4 xícaras de repolho roxo picado;
- 1/2 xícara de cebola roxa picada;
- 1/2 xícara de salsa picada;
- 170g de atum em azeite de oliva, lavado com água fria, bem escorrido e soltando lascas ao ser espetadocom um garfo;
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
- 1 colher de sopa de alcaparra, lavada e escorrida;
- 1 pitada de pimenta do reino branca moída na hora.

Modo de preparo:
Encha metade de uma panela pequena com água filtrada e deixe-a ferver.
Adicione a vagem e cozinhe-a até ficar macia, mas crocante, cerca de 3 minutos.
Depois, escorra-a e lave-a com água fria.
Seque-a com folhas de papel toalha.
Numa tigela de servir grande, misture a vagem com o repolho, a cebola, a salsa, o atum, o vinagre, as alcaparras e a pimenta.

Bom apetite!!!


No caso de dúvidas ou mais curiosidades sobre o assunto, entre em contato conosco.
Boa leitura.

Nutricionista Berenice Alles de Camargo Heldt
Nutricionista Bibiana de Camargo Heldt

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ALFAFA

Nome científico: Medicago sativa.


 







 Propriedades:
- Aminoácido: triptofano.

- Vitaminas: A, complexo B, C, D, E, K, biotina e inositol.

- Minerais: cloro, silício, vanádio, zinco, cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, selênio, molibdênio.

- Fitoquímico: coumestrol. 

Benefícios:
- Aumenta a força, o vigor, a vitalidade.

- Os brotos de alfafa são utilizados para desintoxicar e fortalecer o fígado; podem auxiliar no emgrecimento; fortalecem e purificam o sangue; auxiliam na imunidade.

- O coumestrol é um fitoquímico poderoso que possui ação antioxidante e antiinflamatória. Em função disso, os chineses utilizam-na para tratar os sintomas da menopausa

- Alfafa é utilizada para combater artrite, reumiatismo e gota.

Dicas de como cultivar brotos:
 - Os brotos frescos podem ser cultivadosem casa em 2-3 dias. Deixe de molho os grãos (feijão, grão de bico, alfafa, outros) durante a noite; no outro dia escorra e guarde-os num local escuro. Enxague-os diariamente até que os grãos comecem a brotar.

Valor Nutricional:
A cada 100g de alfafa = 1 xícara de chá:
Calorias: 30,3
Umidade: 91,21 %
Carboidratos: 3,64 g
Proteínas: 3,94 g
Lipídios totais: 0,61 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,30 g
Gorduras monoinsaturadas: 0 g
Gorduras saturadas: 0 g
Colesterol: 0 g
Gorduras trans: 0 g
Fibras totais: 2,42 g
Vitamina C: 9,09 mg
Vitamina B1: 0,09 mg
Viamina B2: 0,12 mg
Vitamina B6: 0,03 mg
Vitamina B12: 0 mg
Vitaminas B3: 0,61 mg
Vitamina A: 15,15 RE
Folato: 36,36 mcg
Vitamina B5: 0,58 mg
Cálcio: 33,33 mg
Magnésio: 27,27 mg
Fósforo: 69,7 mg
Cobre: 0,16 mg
Manganês: 0,19 mg
Ferro: 0,97 mg
Potássio: 78,79 mg
Sódio: 6 mg
Zinco: 0,91 mg

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Que alimentos podemos comer antes de dormir?

A refeição antes de dormir, chamada de ceia, deve ser composta por alimentos leves, com baixos teores de gorduras e poucas calorias.

É importante evitar ingerir frituras, ou grandes porções de alimentos ricos em carboidratos. É à noite que o organismo repousa e a tendência é reter mais a energia dos alimentos.

Essa refeição pode ser rica em fibras (frutas, alimentos integrais, verduras), pois, elas proporcionam saciedade e sustentam a glicose no sangue durante a noite.

A porção que deve ser consumida é individualizada e depende do hábito alimentar, do peso e das necessidades energéticas de cada paciente.

Seguem alguns exemplos:
- uma porção pequena de fruta;
- uma xícara pequena de leite desnatado com um pouco de café;
- uma porção pequena de fruta picada com iogurte desnatado;
- uma xícara pequena de leite desnatado com um pouco de café e biscoito integral;
- uma xícara pequena de chá e biscoito integral;
- uma barra de cereal, prefira aquelas sem cobertura de chocolate.

Então, ficam ai algumas dicas sobre a refeição a ser realizada à noite, antes de dormir.

Berenice Alles de Camargo Heldt e Bibiana de Camargo Heldt

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COLESTEROL

O que é o colesterol?
- É uma gordura que é produzida pelo fígado (70%) e o restante provém da alimentação (30%).
Qual é a importância do colesterol?
- Garante a produção de vários hormônios do nosso corpo.

- É responsável pela síntese de vitamina D.

- Também é responsável pelo funcionamento das membranas celulares.


Como se forma o colesterol?
- Na maioria das vezes, o excesso do colesterol se dá por uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas e trans e pela falta de atividades físicas.

- Para que o colesterol circule pelo sangue, ele ¨pega carona¨ com as lipoproteínas (que são pacotes de proteína que carregam gordura e colesterol pelo corpo).

HDL (bom colesterol): é uma lipoproteína de alta densidade, que é responsável por retirar o colesterol dos tecidos e conduzi-lo ao fígado para ser utilizado/ eliminado.

- LDL (mau colesterol): é uma lipoproteína de baixa densidade, que em excesso ou na falta do HDL, se deposita nas paredes das artérias, podendo provocar problemas cardiovasculares.

- Podemos concluir que o excesso de LDL pode surgir quando ocorrer um desequilíbrio entre esses meios de transporte, onde o LDL prevalecerá na corrente sanguínea sinalizando uma alimentação inadequada. 


Dicas nutricionais para o controle do colesterol:
- Feijão branco, preto e roxo, lentilha e grão de bico: contém fibras solúveis, as quais ajudam a levar a gordura embora.

- Soja: já existe comprovação científica que ela ajuda na redução do colesterol.

- Tomate, goiaba e melancia: são alimentos ricos em licopeno, que é um pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, é um antioxidante que combate as placas de gordura.

- Abacate: é uma fruta rica em gordura monoinsaturada, que baixa o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Usar o alimento com moderação, pois tem bastante caloria.

- Chocolate: se usado com moderação até pode reduzir o LDL pela presença de flavonóides. Prefira chocolates amargos, com no mínimo, 70% de cacau.

- Aveia: prefira o farelo de aveia ou fibra de aveia, pois, por conter fibras solúveis remove o colesterol do sangue.

- Alho: possui antioxidantes (vitamina E, selênio e compostos alílicos) capazes de reduzir o LDL.

- Cebola: contém compostos sulfúricos que ajudam a diminuir os riscos do endurecimento das artérias, capaz de provocar infarto.

- Peixes, tais como: salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum: são ricos em ácido graxos ômega 3, capaz de reduzir o colesterol. Consuma com moderação, pois, contêm alto teor energético.

- Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL. 

- Amêndoas, nozes, castanha, avelãs: são ricas em selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, importantes para reduzir o LDL e aumentarem o HDL.

- Maçã, laranja e cenoura: ricas em fibras solúveis (pectina) e diminuem o colesterol.

- Linhaça: fonte vegetal de ômega 3, capaz de auxiliar na redução do LDL e no aumento do HDL.

- Uvas: são ricas em flavonóides (resveratrol), que auxilia no controle do colesterol alto.

- Café: é capaz de reduzir o colesterol somente quando for filtrado.

 Portanto, vale lembrar que, para reduzir o colesterol e mantê-lo em níveis desejáveis, é preciso que você exclua determinados alimentos da sua alimentação, mude hábitos alimentares, incluindo novos alimentos, inicie a prática de exercícios físicos regularmente.